quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

CREAS atende população com direitos violados

Rosemary Farias


Implantado no município em maio de 2011, o Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS) realiza um serviço especializado para crianças, adolescentes, mulheres, idosos e deficientes que se encontram em situação de ameaça ou violação de direitos.


Nos nove primeiros meses de implementação, o CREAS de Picuí atendeu diversos casos de negligência e violência física, psicológica e sexual. Dessas ocorrências, 80% das vitimas são crianças e idosos. Em todos os casos, a equipe multidisciplinar do CREAS (que é composta por uma assistente social, uma psicóloga, um advogado e um educador social), realizou ações de apoio, acompanhamento, encaminhamentos e monitoramento, visando restabelecer os direitos da pessoa que sofreu a violência.


A secretária de Assistência Social, Patrícia Larrissa Oliveira, salientou que o Executivo Municipal tem dado uma atenção especial a Assistência Social e que essa mudança possibilita uma verdadeira transformação para milhares de pessoas que necessitam de atendimentos especiais que são ofertados por ações que compreendem o Sistema Único de Assistência Social - SUAS. “Dentre as várias ações realizadas nos últimos anos, o CREAS, sem sombra de dúvidas, representa um importante serviço para a garantia dos direitos humanos”, afirma a secretária.


Serviços oferecidos
No CREAS são oferecidos importantes serviços para indivíduos e famílias que vivem em situação de risco. Além do acolhimento e cadastro, as famílias atendidas têm direito a acompanhamento psicológico, orientação jurídica-social, visitas domiciliares, abordagem social, atendimento individual, atendimento em grupo, orientação e encaminhamento para a Assistência Social, campanhas sócio-educativas, auxílio-transporte, apoio socioeducativo, oficina de artes, entre outras.


Atendimento

O CREAS atende na Av. Getulio Vargas, 68 - Centro, ao lado da Coletoria Estadual, das 08h ás 17h ou através do telefone (83) 3371 2221.


Se você sofre algum tipo de violência ou conhece alguém que passa por isso, DENUNCIE! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário