quinta-feira, 3 de maio de 2012

Mostra fotográfica sobre garimpeiros abre no Dia do Trabalho

Fátima Macedo, Acácio Araújo e Rosemary Farias
A solenidade de abertura da mostra fotográfica "Garimpo em Picuí: Os Homens por trás da História" aconteceu na noite da última terça-feira, 1º de maio, na casa de Reiman. A exposição é uma homenagem dos irmãos Franci, Fátima e Marcos - filhos de Vicente Ferreira de Macedo - a todos os garimpeiros da Região do Seridó. 

Além das dezenas de fotografias que mostram mulheres e homens garimpeiros, ferramentas utilizadas na extração e no beneficiamento, e flagrantes da vida no garimpo, as pessoas que prestigiaram a abertura da mostra puderam contemplar duas obras de arte: rostos escupidos em pedras.

A abertura foi marcada pela apresentação musical da Filarmônica Coronel Antônio Xavier, pela declamação da poesia de Nozinho dos Santos e pelos discussos de Chico dos Correios, que já foi garimpeiro, e do prefeito em exercício Acácio Dantas Araújo, que ressaltou a importância da mostra e de outros projetos que visibilizem e apoiem o trabalho dos garimpeiros de Picuí.

Estiveram presentes, ainda, o secretário de administração, Onildo Freire, a secretária de promoção e assistência social, Patrícia Oliveira, a secretária de educação, Amarides Dias, a secretária de planejamento, orçamento e gestão, Rosemary Farias, o secretário de infraestrutura, Francinaldo dos Santos, o vereador Guionaldo Neto, Dr. Valdomiro Severiano, representando a família de Felipe Tiago Gomes, o prefeito de Frei Martinho, Galeguinho,  o Padre Saulo Rodrigues e garimpeiros de Picuí.


PROJOVEM

Na manhã de quarta-feira, 02/05, os adolescentes do PROJOVEM visitaram a mostra fotográfica. Na oportunidade, os adolescentes, que participam da Oficina de Mídias Sociais, registraram toda a exposição e realizaram entrevista com a idealizadora do projeto, Fátima Macedo. A visita ofereceu, aos adolescentes, contato com a história do município e maior conhecimento sobre o trabalho dos garimpeiros

Nenhum comentário:

Postar um comentário