quinta-feira, 10 de maio de 2012

Prefeitura de Picuí promove audiência pública para discutir alternativas para problemas com a seca

Aconteceu, nesta quarta-feira (09/05), às 14h, no auditório municipal, a audiência pública que tratou dos problemas causados pela seca em Picuí. O secretário de agricultura, Aguifá Lira, o promotor de justiça, Alcides Leite Amorin, o vice-prefeito, Acácio Araújo, o coordenador regional da EMATER, Fernando Guedes, o presidente da Câmara dos Vereadores, José Roberto Dantas, secretários, vereadores e toda a população presente discutiram sobre as possíveis ações emergenciais em combate à estiagem que o Município de Picuí está passando, principalmente na zona rural.

Na audiência, foi elaborado e aprovado, por todos, o Plano Diretor Municipal da Defesa Civil que contém as diretrizes e as estratégias para o enfrentamento da seca em nosso município. As diretrizes apontadas foram as seguintes: Recuperação de poços artesianos; Perfuração de poços artesianos; Abastecimento de água em Santa Luzia e Serra dos Brandões; Limpeza de tanques; Limpeza de barreiros; Dezassoriamento de açudes; Dezassoriamento de cacimbas; instalação de bombeamento elétrico; Linhas de crédito e auxílio para as famílias mais atingidas pela seca.

Participação da população presente na audiência
Este plano faz parte da documentação necessária que todo município em situação de emergência precisa enviar ao Governo do Estado para a liberação de recursos de combate à seca.

Procurando realizar algumas ações emergenciais, em abril, a Secretaria de Agricultura já recuperou mais de 20 poços artesianos e mais poços ainda serão recuperados. O fornecimento de água potável por meio do carro-pipa foi dobrado de cinco para dez pipas ao dia. E também foram contratados mais carros-pipa para atender a população em:: Serra dos Brandões (1); Santa Luzia (2); e na região da Caatinga (2). Em Santa Luzia, a secretaria recuperou o seu dessalinizador, que hoje fornece 1.500 litros de água por hora.

As ações da Prefeitura Municipal de Pícuí continuarão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário