quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Projeto Trilhas apresenta seus primeiros frutos nas escolas municipais de Picuí

O Projeto Trilhas, que vem sendo desenvolvido nas escolas municipais, da educação infantil ao 5º ano, é uma iniciativa do Instituto Natura, em parceria com o Ministério da Educação, a Undime - União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, e a Comunidade Educativa CEDAC. O objetivo central do projeto é estimular o gosto e o prazer pela leitura, além de promover a habilidade das crianças em saber ler e escrever, na busca pela melhoria da qualidade da Educação Pública do Brasil, que está unida ao "Plano de Metas Compromisso pela Educação", que visa a alfabetização das crianças até os oito anos de idade, desenvolvendo a educação básica, entre outras metas.

A primeira etapa do projeto em Picuí aconteceu, em 26/07, com a realização do Primeiro Encontro Local com a equipe pedagógica da Secretaria de Educação, Cultura e Desporto, e diretoras e diretores das escolas da Rede Municipal de Ensino, onde todos puderam conhecer e compreender a estrutura do projeto, com oficinas para o conhecimento do material a ser usado por professores e alunos em sala de aula. 

A segunda etapa consistiu no encontro, ocorrido em 05/10, com professores da Rede Municipal de Ensino, onde foi entregue o Kit Trilhas, que é composto pelo kit pedagógico, contendo 20 livros de literatura infantil e 10 jogos para uso dos alunos, com livros para ler e escrever textos,  livros para abrir o apetite poético e o caderno de jogos. As atividades do projeto estão envolvendo todas as escolas municipais das zonas urbana e rural.

Na última segunda-feira (05/11), as alunas do Centro de Educação Infantil Marta Maria de Medeiros Casado, Alice Vitória, 6 anos, e Rachel Silveira, também com 6 anos, participaram do Programa Informativo Municipal, na Rádio Cenecista AM, para dar uma mostra das atividades que vem sendo desenvolvidas nas escolas, contando a história "A casa sonolenta". As alunas estavam acompanhadas pela professora Andreani Farias e pela diretora Ubenice Silveira, além dos coordenadores pedagógicos Marcos Antônio e Suzana Macedo, que também são formadores locais do Projeto Trilhas e falaram a respeito do andamento do projeto nas escolas. "As crianças e os professores estão muito encantados. O melhor de tudo isso é que o Tilhas vem com aquele foco de leitura, escrita e oralidade, sempre buscando aliar o prazer de ler com o aprender a escrever. Inicialmente, foram trabalhados três livros, com histórias de acumulação do primeiro caderno de orientação: A casa sonolente, O grande rabanete e Uma girafa e tanto. Para o segundo caderno de orientação, serão trabalhadas as histórias rimadas. Ao todo são nove cadernos".

Assista o vídeo da apresentação feita no Programa Oficial do Município:



Confira, abaixo, as fotos no Programa Informativo Municipal, Rádio Cenecista AM:






Nenhum comentário:

Postar um comentário